USAComment.com |
Busque Artigos e fatos anexados.
|
Monday, January 20, 2020
A Bacia da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro tem "Água Duvidosa, para Consumo Humano"; CALÚNIA? Não! é o Instituto Inea; Repare nos dados apresentados, é logico que A Qualidade da Água é Duvidosa! [Dados-Brutos-2019]
http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Dados-Brutos-2019-RH-V-BBG.pdf
Abrimos características de entendimento de Dados
>>OD: Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água - ar e também é obtido como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas. A quantidade de oxigênio presente na água em condições normais, depende da temperatura, da quantidade de sais presentes e da pressão atmosférica. A solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura e aumento da salinidade. Portanto, águas mais frias retém maior quantidade de oxigênio e águas salinas contem menos oxigênio. A pressão relativa do ar e o grau de saturação do oxigênio, alteram com a altitude, sendo que o oxigênio contido na água diminui com o aumento da altitude devido ao decréscimo da pressão relativa. Por isso, equipamentos portáteis para medidas de OD em campo devem ser constantemente calibrados. As concentrações de OD normalmente são expressas em mg/L, podendo também serem registradas em porcentagem de saturação (quantidade de oxigênio contido em 1L de água relativo ao nível total de oxigênio que a água pode reter naquela temperatura).
Os níveis de OD tem variações sazonais e em períodos de 24h. Normalmente, em águas naturais e ao nível do mar, a concentração está em torno de 8mg/L a 250C. A concentração de OD em lagoas e represas, varia verticalmente na coluna de água, ao passo que em rios e riachos apresenta variações mais horizontais ao longo do curso das águas. Rios de grande profundidade podem apresentar alguma estratificação vertical do OD.
>> PH: Como essa concentração de íons H+ determina o caráter ácido da água, costumamos dizer que o valor do pH indica se a água tem caráter ácido, neutro ou básico (também chamado de alcalino), de forma que, valores de pH menores que 7 representam caráter ácido, maiores que 7.0 representam caráter básico e igual a 7.0
>> FÓSFORO: Fósforo total é um indicador do excesso de fósforo nas águas. ... O fósforo é um nutriente essencial para as plantas e animais, porém, em grandes quantidades nas águas pode causar a proliferação desenfreada de algas, que é responsável por limitar e esgotar o oxigênio para os peixes e outros organismos marinhos.
>>SÓLIDOS DISSOLVIDOS TOTAIS; À medida que o SDT aumenta a qualidade da água piora, causando repulsa no consumo de água
>> DBO: Demanda bioquímica de oxigênio é o parâmetro mais utilizado para a medida do consumo de oxigênio na água. Representa a quantidade de oxigênio do meio que é consumido pelos peixes e outros organismos aeróbicos e que gasta de oxidação de matéria orgânica presente na água.
>> NITRATO: Nitrato (NO3) é a composição de Nitrogênio e Oxigênio. O Nitrogênio é essencial para a vida, porém alta concentração de Nitrato na água potável pode ser perigosa para a saúde, especialmente para lactentes e mulheres grávidas. O Nitrato pode ser encontrado no ar, no solo, na água, em plantas e nos dejetos animais.
>> TURBIDEZ: A turbidez representa a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz, e serve como um importante parâmetro das condições adequadas para consumo da água. A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água.
Conclusão:
Por entendimento lógico a má qualidade da agua deve-se á alta concentração de; SDT<NITRATO<FÓSFORO= Que eleva TURBIDEZ<PH - Retirando OD
Observação: "Quando Você diz que a Água é Duvidosa para o Consumo Humano; Você se refere a Pescados e a vida ao Todo, que vive na Bacia. Águas inapropriadas também atinge pescados, que futuramente pode servir para o consumo humano".
Por Joaquim Pedro de Morais Filho